Prévia no PSDB

Aécio Neves, governador de Minas Gerais, deu uma espécie de ultimato ao PSDB nacional: quer a definição do modelo de prévia para escolha do candidato a presidente da República pelo partido até o dia 30 de março, “nem um dia a mais”. Se não ocorrer, ele se consideraria “liberado”.


Esse liberado tem muitos significados. Pode provocar uma dissidência no partido ou cruzar os braços na eleição para presidente. Ou criar um novo partido aproveitando os descontentes no PMDB, PSDB e outras siglas. Ou ainda, por se sentir discriminado no partido, se filiar a outro e ser candidato à presidência em 2010.


A posição do Aécio veio depois da entrevista de FHC em que disse que é a favor da prévia, mas que ela é difícil de ser feita na prática. Aécio entendeu como um apoio indireto ao Serra. Posicionou-se de público e vai provocar desassossego no PSDB. Diferente do que pensam alguns no PSDB, a prévia une. Sem ela pode ocorrer o contrário.


Por que não realizar a prévia? O PSDB está reclamando da campanha antecipada lançada pela Dilma Roussef. Com as prévias o partido preencheria a agenda eleitoral no país por longo tempo. Colocaria a mídia para falar somente nas prévias.


Os debates seriam em todo o território nacional nos quais os candidatos Serra e Aécio compareceriam e colocavam suas idéias. Seria uma novidade na política nacional e atrairia a atenção do eleitor para uma nova prática na política partidária. Seria até uma atrativa bandeira para ser usada na campanha do ano que vem.


Acredito que o Serra ganha a prévia. Tem hoje a maior parte dos diretórios do PSDB com ele. Com isso, mataria a dissidência do Aécio e o teria como forte eleitor em Minas. Se o Aécio ganhar, Serra pode sair candidato ao governo de S. Paulo, coisa que o Aécio não pode mais em Minas.


Ter o Aécio e Minas Gerais amuados e insatisfeitos com a atuação de São Paulo não seria boa coisa para a candidatura Serra à presidência. Para ele ter sucesso tem que ter apoio da maior parte dos dois maiores colégios eleitorais do país.


O que o Serra perde em participar de uma prévia? Talvez seja hoje o brasileiro mais preparado para ser presidente do país. Foi deputado federal, senador, ministro, prefeito e governador, além de formação acadêmica sólida.


O problema do Serra é a falta de carisma. Talvez seja nisso que o Aécio esteja jogando. Alguém escreveu que após o estilo Lula, o brasileiro não aceitará mais um presidente ou candidato a presidente que não se comunique. Não é ser um novo Lula, mas terá que “conversar” mais com o povo.


Aécio tem mais empatia que o Serra. Sua atuação deve ser mais palatável que a do Serra. Se ocorrer, poderia ainda ganhar a mídia e isso influenciar a disputa interna. Tem outro trunfo: mostrar aos eleitores na prévia que o PSDB não é só S. Paulo.


A maior parte do povo brasileiro se mostrou simpático ao modelo norte americano que ajudou Barack Obama ser escolhido candidato do partido Democrata nos EUA. Assistimos aqui a disputa ali como se fosse em casa. Se o PSDB levar aquele estilo para o partido e, indiretamente, ao povo do país pode estar abrindo uma avenida eleitoral que ninguém preencheu até agora. Um espaço para que vença o mais apetrechado.


Autor: Alfredo da Mota Menezes Email: pox@terra.com.br site: www.alfredomenezes.com

© 2008 Por *Templates para Você*