SUCESSÃO 2010: Lula, Dilma e Serra estarão juntos por 14 horas em navio no mês de maio

Por iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), passarão 14 horas juntos, dentro de um navio, da noite do dia 30 até a manhã do dia 1º de maio. Na viagem, os dois prováveis principais candidatos à sucessão presidencial em 2010 terão todo o tempo do mundo para conversar sobre as intenções político- eleitorais e até mesmo fazer críticas aos companheiros - Serra tem a competição do governador de Minas, Aécio Neves, dentro do PSDB; Dilma reclama da passividade do PT.



A viagem será feita no navio Comandante Maximiano - homenagem ao ex-ministro da Marinha Maximiano da Fonseca -por 160 milhas Atlântico a dentro, até o Poço de Tupi. No local, Lula vai acionar as máquinas para dar início à extração, ainda em fase de experiência, do petróleo do pré-sal dessa área. O presidente chamou os governadores do Rio, Sérgio Cabral, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, ambos do PMDB, os dois com reais condições de saírem candidatos a vice numa chapa encabeçada pela ministra Dilma. Lula prefere Cabral, se houver uma aliança entre o PMDB e o PT.

Depois da cerimônia de início da extração do óleo do pré-sal, Lula, Dilma, Serra, os demais governadores e os ministros convidados serão resgatados por helicóptero -transporte que o presidente já admitiu temer. "Entro neles porque não há outro jeito, mas não sei como é que um bicho daqueles voa", declarou o presidente, no final do ano passado, em conversa com jornalistas durante um café da manhã.

A viagem de navio até Tupi, porém, não se deve apenas ao medo que Lula tem de helicópteros. Desde o ano passado a Marinha tem pressionado o presidente a aceitar um convite para uma viagem mais longa em um de seus navios. Com a descoberta das reservas do pré-sal e o início das atividades de extração de óleo em áreas muito profundas, surgiu a oportunidade de o presidente passar mais de meio dia dentro de um dos equipamentos da Marinha brasileira.

Três dias depois, Lula vai descrever no programa de rádio "Café com presidente" como foi a experiência de viajar 14 horas de navio, de chegar à área do pré-sal e das perspectivas futuras, uma vez que a partir daí a Petrobras estará pronta para iniciar as atividades de extração do óleo.

João Domingos
Brasília-AE - A Gazeta

No PSDB, o debate sobre as prévias


Depois que o presidente Lula deixou clara a sua preferência por Dilma Rousseff como candidata à sua sucessão, representando o PT e demais partidos aliados, as atenções se voltaram para a disputa entre os tucanos. Quem será o candidato do partido à Presidência da República, José Serra ou Aécio Neves? Se o critério para a escolha levasse em conta apenas as pesquisas de opinião, Serra já poderia se considerar o candidato. Beneficiado pela exposição da última campanha presidencial, seu nome - com maior recall - aparece sempre à frente, com mais de 40% da preferência dos eleitores. O governador Aécio Neves, menos conhecido em nível nacional, aparece com menos da metade das intenções de voto do concorrente.

O problema é: Aécio aceitaria apoiar Serra como o candidato natural, ou preferencial, do PSDB? O governador tem dito que aceitaria, sim, apoiar o companheiro de partido, mas impõe algumas condições. A primeira delas: não quer uma escolha de cúpula, concentrada basicamente no diretório de São Paulo, para ser depois corroborada pela Convenção Nacional. Como alternativa, propõe a realização de eleições prévias entre os filiados e militantes do partido, à semelhança do que ocorre nas eleições americanas. Seria uma forma de democratizar o processo de escolha, tornando-o mais participativo e transparente.

Acha o governador de Minas que as prévias deveriam ser realizadas o quanto antes, ainda em 2009, para que o PSDB chegue a 2010 com um candidato definido. Já se saberia então, com grande antecedência, quem será o adversário de Dilma Rousseff na disputa pela Presidência da República. Ganhariam todos com as prévias e a antecipação da escolha: o partido, que fortaleceria a sua marca e motivaria a militância; o candidato vencedor, que passaria a ter a certeza prévia do apoio do concorrente; e até o candidato perdedor, que teria a oportunidade de expor a imagem e as idéias em nível nacional.

Visto dessa forma, o modelo parece feito sob medida para o governador José Serra. Melhor posicionado na disputa, ele seria candidato às prévias sem grande risco: consolidaria seu favoritismo junto às bases e ainda ofereceria uma alternativa honrosa ao perdedor, o governador Aécio Neves.

Em política, porém, as coisas não são tão simples. A divergência sobre a realização das prévias já começa pela data: os partidários de Aécio Neves querem que as eleições sejam programadas para este ano, se possível para o próximo mês de setembro. E por que setembro? Por que, naquele mês, encerra-se o prazo de filiação partidária para os candidatos às eleições de outubro de 2010 (a lei estabelece que os candidatos devam estar filiados aos seus partidos com pelo menos um ano de antecedência). A proposta é interpretada, pelos serristas, como a preparação de uma possível rota de fuga para Aécio Neves. Ou seja, se ele for derrotado nas prévias, ainda poderia recorrer à outra legenda - por exemplo, o PMDB - para concorrer à presidência nas próximas eleições.

Desconfianças à parte, o grupo ligado a José Serra prefere que ele seja preservado, na condição de favorito, até o primeiro semestre de 2010. Expor-se desde já a um novo processo eleitoral, depois de ter enfrentado duas eleições (prefeito e governador) num prazo de quatro anos, seria correr o risco de um enorme desgaste junto aos eleitores de São Paulo. E desgastar-se na própria base poderia significar o início do fim de uma candidatura à presidência.

Portanto, para os serristas, não há porque falar em prévias agora. No ano que vem, quem sabe, seria o momento de se pensar nisso...

Álvaro Pereira é jornalista em Brasília e escreve hoje excepcionalmente neste espaço. E-mail: alvaropereira@apcomunicacao.com.br

© 2008 Por *Templates para Você*